PÓS-POPULARES: POSSIBILIDADE DE ACESSO NO ENTORNO DO DF À PÓS-GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PELO CHÃO DA PESQUISA
Palavras-chave:
INCLUSÃO, EDUCAÇÃO POPULAR, PÓS- GRADUAÇÃO, PERIFERIAS URBANAS, INTERVENÇÃO SOCIAL.Resumo
O Programa Pós-Populares é fruto de inquietações que permeiam o discurso de
profissionais da área de educação e de atores envolvidos em Movimentos Sociais e
Populares, um espaço formativo de aprendizagem-ensino-pesquisa-extensão com o objetivo
de democratizar o acesso à Universidade Pública, por meio da formulação de pré-projetos
de pesquisa individuais e com perspectiva de intervenção social no estado de Goiás,
especialmente no chamado Entorno do DF. Um avanço bastante significativo e que aponta a
participação efetiva da sociedade pela luta por seus direitos é, a nosso ver, a modificação no
acesso ao ensino superior, que tem permitido a entrada dos denominados “grupos
minoritários” a exemplo do acesso de negros, índios e das populações do campo na
Universidade Pública, travado por lutas dos movimentos sociais e associações, que, nesse
caso, conseguiram acesso através das políticas de ação afirmativa que estão sendo utilizadas
para corrigir as desigualdades de acesso à educação superior no Brasil. Sua metodologia se
dá por meio da apresentação das intenções ou pré-projetos de pesquisa para discussão em
grupo e, posterior acompanhamento-tutoria de mestrandos, mestres, doutorandos, doutores
e professores aos participantes do Programa para o desenvolvimento da pesquisa, tendo
como foco as especializações stricto sensu. Os indicadores apresentam que menos de 1% da
população do Entorno do Distrito Federal tem acesso a este nível de formação. Tal situação
aponta para a necessidade de ações efetivas e de qualidade, no intuito de melhorar o acesso,
a continuidade e principalmente a conclusão dos vários ciclos estudantis da Educação
Básica até o ingresso em uma Universidade Pública, acesso à produção científica que as
conecta ao mundo em uma perspectiva participativa e protagonista.