PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ANÁPOLIS: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Letramento digital, surdos, escolaResumo
A presente investigação é de cunho qualitativo, utilizou-se de estudos teóricos e empíricos e teve
como objetivo analisar os benefícios proporcionados aos alunos surdos durante o desenvolvimento das suas
práticas de letramento digital bem como os desafios que enfrentam também nas suas práticas de letramento
digital. Foi guiado pela problemática: - Quais são os benefícios que os alunos surdos entendem que as suas
práticas de letramento digital proporcionam: E, em relação aos desafios, quais são os que enfrentam nas suas
práticas de letramento digital? Concluímos que as práticas de letramento dos sujeitos investigados se
desenvolvem num espaço de contradição onde coexistem tanto benefícios quanto desafios. em português.”. Para
a superação desta contradição, entende- se que devem ser intensificadas as políticas de letramento digital no
Brasil, principalmente em dois aspectos: a) capacitação de todos os seguimentos da sociedade ligados, direta e
indiretamente, à questão da população surda; b) maior investimento no setor de produção de tecnologias digitais,
inclusive em softwares em libras.