A MÍDIA E A FORMAÇÃO DO CONSENSO POPULAR NA REFORMA EDUCACIONAL DE GOIÁS

Autores

  • Nilson Pereira Bezerra
  • Veralúcia Pinheiro

Resumo

Este trabalho é parte integrante da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Interdisciplinar em Educação,
Linguagem e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus
Anápolis. Traz resultados no campo da comunicação e da informação, que aponta a atuação dos meios de
comunicação como ferramenta primordial para a formação do consenso popular, sobre os benefícios e a
necessidade de se promover a reforma educacional do Estado de Goiás. Os Colégios da Polícia Militar são
oferecidos como solução para a melhoria da qualidade do ensino estadual e a atuação da mídia corrobora para a
aceitação, junto à sociedade, desse modelo de gestão das escolas públicas estaduais que representa um retrocesso
no processo de ensino aprendizagem. Subjazem a essa proposta, concepções que retiram o caráter universal que
a educação pública deve conter. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as contradições apresentadas ao longo
do documento “Pacto pela educação” e a relação com as propostas de militarização e terceirização das escolas
públicas, apresentando a ação dos meios de comunicação, a serviço do capital, que trabalham no sentido de
convencer a população sobre a função “salvadora” da intervenção militar na educação goiana. Esta investigação
apoia-se nas Teorias da Mídia encontrada em Thompson (1998) e Wolf (1999), elencando concepções teóricas
de outros autores como Loureiro (2011) e Marx (2004), para fundamentar a relação entre a atuação da mídia e a
proposta neoliberal adotada na reforma educacional de Goiás. Trata-se de um tema polêmico, contemporâneo o
qual requer uma análise substanciada acerca do papel do Estado na sociedade capitalista. A análise ocorre a
partir dos dados construídos na pesquisa documental, na ação do Estado e no discurso dos responsáveis pela
implantação da reforma educacional em questão.

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Publicado

2017-08-14