QUAL O SENTIDO DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA? RELATOS E EXPERIÊNCIAS DE FUTUROS DOCENTES

Autores

  • Nataly Caroline Lemos Oliveira
  • Rita Castorina G. Gundim Lemes
  • Silas Matos Lima
  • José Santana da Silva

Palavras-chave:

História, Relato de Experiencia, Educação básica,

Resumo

O professor, na maioria das vezes, ao concluir sua formação acadêmica se encontra em uma
realidade profissional totalmente diferente da vivida na Universidade. Quando ele então se
depara, além das dificuldades relacionadas a sua desvalorização e baixa remuneração, com os
problemas enfrentados na escola, que vão desde sua estrutura física e administrativa até a falta
de vontade e/ou disciplina de alguns alunos, embalada por suas dificuldades de aprendizagem,
o docente se vê preso a uma situação onde ele não acha meios para superar esses desafios e
acaba, por vezes, abandonando sua prática de ensino, ou perdendo toda a sua motivação e
interesse em ensinar. De outro lado, quando questionados, os alunos reclamam da falta de
dinamismo e contextualização das aulas de História, tomando os conteúdos ensinados como
algo totalmente fora de sua realidade, uma vez que não há assimilação do que é transmitido
em sala ao seu contexto atual. Dessa forma, não há como negar que o ensino escolar, mais
especificamente a matéria de História, vem há muito tempo caindo no desgosto de boa parte
do público escolar em geral, Este artigo então, tem por objetivo analisar a prática docente na
perspectiva de futuros professores de História, almejando entender os desdobramentos no
ambiente escolar, suas dificuldades e especificidades por meio do que foi visto durante o
período de observação do estágio nas escolas públicas, buscando fundamentação através do
que foi trabalhado nas aulas do ensino fundamental II e na Educação de Jovens e Adultos
(EJA) de colégios do município de Anápolis-GO.

Downloads

Publicado

2017-09-06