QUAL O SENTIDO DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO BÁSICO? RELATOS E EXPERIÊNCIAS DE FUTUROS DOCENTES
Palavras-chave:
ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO BÁSICO, EXPERIÊNCIASResumo
O professor, na maioria das vezes, ao concluir sua formação acadêmica se encontra em uma
realidade profissional totalmente diferente da vivida na Universidade. Quando ele então se
depara, além das dificuldades relacionadas a sua desvalorização e baixa remuneração, com os
problemas enfrentados na escola, que vão desde sua estrutura física e administrativa até a falta
de vontade e/ou disciplina de alguns alunos, embalada por suas dificuldades de aprendizagem,
o docente se vê preso a uma situação onde ele não acha meios para superar essas dificuldades
e acaba, por vezes, abandonando sua prática de ensino, ou perdendo toda a sua motivação e
interesse em ensinar. De outro lado, quando questionados, os alunos reclamam da falta de
dinamicismo e contextualização das aulas de História, tomando os conteúdos ensinados como
algo totalmente fora de sua realidade, uma vez que não há assimilação, do que é transmitido
em sala, ao seu contexto atual. Dessa forma, não há como negar que o ensino escolar, mais
especificamente a matéria de História vem há muito tempo caindo no desgosto de boa parte
do público escolar em geral, Este artigo então, tem por objetivo analisar a prática docente na
perspectiva do professor de História, almejando entender os desdobramentos no ambiente
escolar, suas dificuldades e especificidades por meio do que foi visto durante o período de
observação do estágio nas escolas públicas, buscando fundamentação através do que foi
trabalhado nas aulas do ensino fundamental I e II, e na Educação de jovens e adultos (EJA) de
colégios do município de Anápolis-GO.