CONTRIBUIÇÕES DO PIBID – LETRAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA O INCENTIVO ÀS PRÁTICAS DE LEITURA, DE ESCRITA E DE ORALIDADE
Palavras-chave:
Incentivo à leitura. Práticas de escrita. OralidadeResumo
Este trabalho visa relatar a experiência vivida pelos bolsistas pibidianos durante o
período de fevereiro a maio de 2017 no Colégio Estadual Américo Borges de Carvalho, além
de apresentar os resultados já alcançados por meio das atividades trabalhadas no colégio. Vale
ressaltar que os resultados são parciais, visto que o projeto se estenderá até o final do ano de
2017. Os objetivos principais do projeto “Literaturalizando”: práticas de escrita e oralidade
através da leitura de gêneros textuais, o qual está sendo realizado no colégio, visam despertar
o gosto pela leitura literária, complementar a teoria ensinada em sala de aula com atividades
práticas de produção e interpretação de textos e despertar o senso crítico dos alunos.
Baseando-se em estudos nos quais são discutidas as contribuições que as práticas de escrita,
de leitura e de oralidade proporcionam aos alunos em sua vida cotidiana e na sua formação
crítico-social, propomos uma metodologia prática e contextualizada de produção de gêneros
textuais. Lembrando que trabalhamos com os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental,
apresentamos atividades que permitem que, por meio da realização destas, os alunos vejam de
forma crítica a realidade em que vivem. Atividades nesse sentido podem proporcionar, entre
outras coisas, o entendimento de mundo, por parte do aluno, e sua participação ativa nele.
Dessa forma, exercícios de leitura, de escrita e oralidade são importantes meios de alcançar a
formação plena e social do indivíduo.