A APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO DIGITAL: um estudo sobre o uso pedagógico do Whatsapp.

Autores

  • Gersion Rodrigues Marques
  • Juliana Paula Squinca
  • Barbra Sabota

Resumo

A aprendizagem da Língua Inglesa, passou a ser um pré-requisito de inserção no
mundo globalizado haja vista que as informações disponibilizadas pelas Tecnologias Digitais
de Informação e Comunicação (TDIC) são, em sua grande maioria, em inglês como pode ser
observado na Internet, computadores, redes sociais e aplicativos. Embora seja possível usar
tradutores, essas ferramentas não substituem o conhecimento do idioma para fazer ajustes e
adequações necessárias à compreensão. Além da necessidade do inglês é importante também
conhecer diversos recursos digitais para que se possa usufruir de modo mais pleno das
vantagens do mundo digital. Frente a esta constatação questionam-se: de que forma o ensino e
aprendizagem através do viés da colaboração ocorre no espaço virtual? Quais recursos
didáticos se tornam mais eficientes no processo de aprendizagem de Línguas Estrangeiras?
Em que medida o uso do aplicativo WhatsApp poderá contribuir para o ensino e aprendizado
da Língua Inglesa na abordagem do letramento digital?

Downloads

Publicado

2017-08-14