TEORIA DA HISTÓRIA E HISTÓRIA ENSINADA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Ana Maria de Souza e Silva
  • Raquel Alice da Silva Sousa
  • Sandra Rodart Araújo

Palavras-chave:

Teoria da História, Ensino de História, Aprendizagem Significativa, Disciplina Escolar, Consciência Histórica.

Resumo

O presente artigo busca compreender as complexidades da relação entre Teoria da
História e a História ensinada, e como o processo de ensino-aprendizagem pode ser
prejudicado por essa lacuna na formação dos professores de História. As análises
bibliográficas e as discussões realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID) deram aparato teórico/metodológico para a construção deste trabalho e
permitiram uma melhor percepção de como o Curso de Formação é importante para a prática
docente. A consciência histórica adquirida de disciplinas como Teoria da História ajuda o
professor a realizar um processo de ensino-aprendizagem significativo.

Downloads

Publicado

2017-09-12