EDUCAÇÃO: DELINEAMENTOS DA FILOSOFIA PARA O PARADIGMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Nalva dos Santos Camargo Silva
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva

Palavras-chave:

Educação. Filosofia. Políticas Públicas. Formação Docente

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre as variações do sistema educacional, a partir do tema Educação:
Delineamentos da filosofia para o paradigma das políticas públicas de formação docente. A proposta é a partir da
revisão da literatura, adotada na disciplina de Fundamentos da Educação e da Linguagem, refletir como as
estruturas pedagógicas, foram se delineando no decorrer do século XX, e a partir desta perceber a referência a
nova ordem econômica, lançada pelo capitalismo neoliberal na educação de modo especial no Brasil. O estudo é,
portanto, bibliográfico e, à luz das teorias de Saviani (2008), Jaeger (1986) entender as significativas alterações
político, econômico e educacional que influenciaram diretamente as práticas formativas. Diante disso, buscou-se
compreender a educação e a formação docente a partir do pressuposto filosófico elencando para tanto, a inserção
das políticas públicas voltadas para a educação sua evolução e a implementação das tecnologias da informação e
comunicação, reflexo do pensamento capitalista neoliberal, na educação. Por fim, o estudo, aponta o surgimento
desse novo paradigma educacional contemporâneo de modo a compreender como este insere-se social, política e
culturalmente nas instituições de ensino e como tais variações são vivenciadas pela sociedade.

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Publicado

2017-09-12