Estratégias de alfabetização a partir das Dificuldades de leitura e escrita evidenciadas na Provinha Brasil.
Palavras-chave:
Alfabetização, Dificuldade, Estrategias.Resumo
Este Trabalho de Curso é uma exigência do Curso de Licenciatura Plena em
Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis de Ciências
Socioeconômicas e Humanas, como pré-requisito à obtenção do Diploma de Graduação.
Este estudo trata do tema Estratégias de alfabetização, a partir das Dificuldades de
leitura e escrita evidenciadas na Provinha Brasil. O estudo tem como objetivo identificar na
literatura as concepções do que é leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento,
identificando as dificuldades analisadas na Provinha Brasil, aplicada em sala de aula com
alunos do 2º ano de uma escola pública de Anápolis-Go.
A pesquisa proposta surgiu por meio do estágio que foi observado como era o
processo de alfabetização e letramento no decorrer do ano, e por meio dele analisar o
desenvolvimento das crianças relacionado com a leitura e escrita e que estratégias de
intervenção, são utilizadas pelo professor, a partir do diagnóstico, dos resultados da “Provinha
Brasil”, como intervenção nas dificuldades identificadas. Assim surgindo questões como: O
que é ler? Como as crianças adquire a escrita? Como os instrumentos de avaliação da
Provinha Brasil implementa para melhor o processo de ensino? Podendo assim analisar se
modifica a ação do professor.