FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)

Autores

  • Sarah da Silva Araújo UEG

Palavras-chave:

Formação de professor, PNAIC, Anápolis

Resumo

O presente trabalho surge da experiência vivenciada como bolsista do programa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O estudo que será apresentado
tem como objetivo a compreensão do significado e da importância da formação continuada de
professores no exercício da prática pedagógica e no que diz respeito principalmente, para a
transformação da mesma no âmbito da educação infantil. Discute-se ainda a formação
continuada no âmbito das políticas públicas, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa e como o mesmo pode corroborar para que esta formação seja significativa ao professor
e eficaz para o processo de aprendizagem e de desenvolvimento profissional daqueles que a
ela se submetem. O objetivo desse trabalho também é o de apresentar a estrutura do Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e demonstrar como o mesmo funciona no
município de Anápolis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e fez-se um
levantamento bibliográfico e uma reflexão aprofundada do tema em questão. Diante o
exposto, chegou-se à conclusão de que, provavelmente, a formação continuada será
significativa para o ensino infantil, porém, como poderá ser observado, esse estudo necessita
uma maior aprofundamento. Além disso, percebesse que a formação continuada poderá ser
capaz de provocar mudanças na postura e no fazer pedagógico dos professores quando,
através do PNAIC, formarem-se profissionais competentes, que poderão influenciar o
contexto escolar em Anápolis, além disso o programa também auxilia quanto a distribuição de
livros didáticos e literários, que são destinados as escolas que fazem parte do programa, e
auxilia os alunos em sua formação.

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Publicado

2017-08-14