FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)
Palavras-chave:
Pós-graduação. Formação continuada. UEGResumo
Este estudo apresenta os resultados finais do plano de trabalho da primeira autora sobre
formação de professores na pós-graduação, tendo como objeto de estudo os cursos de pósgraduação
da UEG. Foi feito um recorte, e o estudo apresentará resultados referentes apenas
a pós-graduação lato-sensu. A justificativa se dá pelo fato de ser uma pesquisa que busca
mapear a pós-graduação, em especifico o lato-sensu.
Na realidade do sistema capitalista há a reivindicação para que a instituição universitária
apresente oferta de cursos de pós-graduação para contribuir com a realidade local. Nesse
sentido, a questão de interesse é conhecer os cursos de pós-graduação da UEG e como esses
se articulam com a formação continuada e com as demandas locais. Para tanto, este estudo
adota dentre outros teóricos Sobrinho (2000), Dagnino (2003) e os que entendem o papel da
universidade como contribuidora do contexto socioeconômico e estudiosos como Chimentão
(2009) e Schnetzler (1996) que tratam sobre formação continuada de professores. Diante
disso, entende-se que a criação dos diferentes cursos de pós-graduação, tem sido pensada
como contributo para o sistema educacional e de modo particular com o desenvolvimento
social e cultural do Estado.
A universidade tem como finalidade disseminar e produzir conhecimento, discutir sobre essa
função é reforçar a indivisibilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, é
necessário compreender como se dá a construção dessas funções que a universidade
desempenha, para que haja um avanço das mesmas. A seguinte pesquisa contribui na
compreensão acerca do histórico dos cursos de pós-graduação da UEG e como estes atuam no
desenvolvimento socioeconômico do local no qual a universidade está inserida.