FANZINE: DISPOSITIVO DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Fellipe Henrique Mota Silva
  • Jefferson Soares Freire
  • Jonathan Eduardo do Nascimento Araújo
  • Joyce Campos Semani
  • Laura Rodrigues Silva
  • Michelly Janaiza Nascimento Gomes
  • Moisés de Oliveira Melo
  • Sandra Rodart Araújo

Palavras-chave:

Fanzine, Ditático, Ensino, Alternativo.

Resumo

Este trabalho é referente ao projeto desenvolvido dentro Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em História do Campus de
Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH), que tem como proposta o tema teoria da
história e sua relação com a história ensinada.
Atuar na sala de aula do ensino regular é um desafio, devido as novas tecnologias que,
muitas vezes, comportam-se como distrações para os alunos o que representa uma dificuldade
para os professores em relação ao conteúdo aplicado. Para isso os docentes tentam usar novas
formas de atuação no ensino da educação regular, dessa forma o uso de recursos pedagógicos
alternativos se mostram uma opção que possibilita maior interesse do aluno e, portanto, maior
compreensão do conteúdo aplicado em sala de aula. Nesse sentido, a partir da organização do
próprio manual didático e fundamentado em textos que abordam a teoria do ensino de
história, viu-se a necessidade de produzir um material didático alternativo: o fanzine.
Fanzine é um meio artesanal de disseminação de cultura, arte e informação que não se
preocupa com o mercado ou a censura. Uma vez que o material produzido não é destinado à
venda, mas muitas vezes apenas a distribuição local ou trocas entre “fanzineiros” do mundo
todo. Tem caráter anárquico e não segue os padrões estéticos pré-estabelecidos pelo mercado
comunicacional.
O fanzine surgiu na segunda metade do século XX nos Estados Unidos, mais
precisamente no início da década de trinta e no final desse mesmo período já havia chegado
na Europa, primeiramente na Inglaterra, seguido por França, Espanha e Portugal. Nesse
momento ganhou muita força com o movimento punk, pois este utiliza o fanzine de forma
jornalística, disseminando informações sobre bandas de rock. No Brasil o fanzine surge na
década de 60, ascende nos anos seguintes e chega a ter uma crise na década de 80 devido a
uma grande produção no país e no mundo.

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Publicado

2017-09-12