FERRAMENTAS DE MARKETING: UM ESTUDO NA PERCEPÇÃO DE MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS

Autores

  • Sabrina Vieira Martins de Oliveira
  • Maria Aparecida de Souza Melo

Palavras-chave:

Marketing. Micro e pequena empresa. Ferramentas eo marketing.

Resumo

O marketing é tido como uma das ferramentas disponíveis de gestão das organizações com
vistas ao alcance dos objetivos, pois permite criar, ofertar e trocar produtos e serviços de valor
com o mercado alvo. Este estudo objetivou conhecer como os micros e pequenos empresários
percebem e utilizam as ferramentas do marketing e como são aplicadas no seu dia a dia com
vistas a melhorar os resultados das empresas. Realizou-se uma pesquisa de campo em uma
amostra de 67 micros e pequenas empresas de diversos segmentos de mercado situadas na
Avenida Pedro Ludovico da cidade de Anápolis, Estado de Goiás. Adotou-se como
instrumento de coleta de dados um questionário adaptado de estudos realizados em pesquisas
anteriores e de domínio público. As análises estatísticas foram realizadas por meio do
programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) for Windows e contemplaram
análises descritivas, médias, desvio padrão, índice de confiabilidade ( de Cronbach) e
correlação entre as variáveis. Encontrou que, de maneira geral, os micros e pequenos
empresários não estão cientes da importância das ferramentas de marketing para os pequenos
negócios e muitas das organizações participantes do estudo não destinam percentagem de seus
recursos para aplicação em ações estratégicas de marketing

Downloads

Publicado

2017-09-12