O MÉTODO INTUITIVO E AS LIÇÕES DE COISAS NOS GRUPOS ESCOLARES DE GOIÁS (1918/1937)

Autores

  • Sandra Elaine Aires de Abreu UEG

Palavras-chave:

Método intuitivo. Lições de Coisas. Grupo Escolar

Resumo

Há uma relação direta entre o método de ensino intuitivo e as lições de coisas. As
lições de coisas, para alguns estudiosos, são uma parte do ensino intuitivo, para outros é um
processo aplicado a todas as disciplinas. No contexto dessa discussão estabeleceu-se como
objetivo geral desse estudo analisar a prescrição do método intuitivo e das lições de coisas nos
grupos escolares em Goiás entre 1918 e 1837. A metodologia utilizada foi a pesquisa
bibliográfica e a análise documental referente à legislação educacional goiana de 1918 a 1937,
que revelou que em Goiás as lições de coisas foram colocadas como uma matéria à parte, ou
seja, com momentos e conteúdos específicos conforme proposto pelo programa de ensino para
as escolas primárias de 1930.

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Publicado

2017-08-14