RE1 AVALIAÇÕES EXTERNAS E SEUS PARADIGMAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente trabalho tem como objeto de investigação as avaliações externas e buscou compreender de que forma elas podem auxiliar e contribuir no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica, esperando que o estudo realizado desvincule o processo de avaliação da aprovação ou reprovação dos estudantes estabelecendo melhorias na pratica pedagógica dos professores. Desse modo, o objetivo deste estudo foi o de apresentar elementos teóricos e bibliográficos que refletissem sobre estas avaliações em seu processo permanente e dinâmico, no qual o professor entende a avaliação como uma prática que direciona toda atividade pedagógica e que contribui de forma significativa com a educação e as mudanças no ensino da matemática. Assim, nos baseamos nos pressupostos de Luckesi (2012), para quem a função da avaliação escolar é garantir o sucesso do ensino, seja na realização de diagnósticos, seja na sinalização de resultados que indiciam como as práticas pedagógicas do professor e da gestão precisam caminhar. Com o cenário pandêmico causado pela Covid-19, observamos que as ferramentas avaliativas também precisaram se atualizar, no intuito de investigarem os impactos das aulas on-line e as problemáticas do ensino à distância na aprendizagem dos alunos e no desempenho das escolas e dos professores, onde espera-se que com o estudo em questão possa promover uma reflexão contextualizada e a avaliação possa ser um processo inerente ao ensino e motivador da aprendizagem com metodologias humanitárias. No estabelecimento desta pesquisa, que é metodologicamente bibliográfica, compreendemos que a avaliação externa é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento da educação, auxiliando os alunos na superação das suas dificuldades, orientando os professores em suas práticas e determinando a produção de políticas públicas.