TC1 APRENDIZADO PEDAGÓGICO EM PERÍODO DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL COMO RESIDENTE DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Autores

  • Edinaide Martins de Oliveira Nascimento
  • Marcos Roberto da Silva
  • Gabriel Araújo Freitas
  • Sinara Costa Pereira Silva

Resumo

A presente experiência como residente no Programa Federal Residência Pedagógica - CAPES, ocorreu no Curso de Licenciatura em Matemática da UEG – Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis, no período de outubro/2020 a março/2022. Durante este espaço tempo foram realizadas as fases de Observações e Regências, as ações e práticas ligadas ao projeto de extensão intitulado como “Matemática com Robótica” e ao projeto de pesquisa “EMIR: Educação Matemática Inventiva com Robótica”, ambos com fundamentação teórica nas concepções da Educação Matemática Inventiva. As atividades supracitadas foram desenvolvidas em três módulos, cada módulo de 138 (cento e trinta e oito) horas, totalizando 414 (quatrocentas e quatorze) horas. Os projetos e atividades produzidas foram compartilhadas com os alunos dos 7˚s (sétimos), 8°s (oitavos) e 9° (nonos) anos do Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG) - Dr. Pedro Ludovico. Foram produzidas algumas situações-problemas com conceitos matemáticos relacionados a Geometria Euclidiana, mais especificamente “Polígonos Regulares” e os “Sólidos Geométricos”. Com o objetivo de explorar e utilizar a Geometria de maneira diferente e com possibilidade de provocar a aprendizagem dos alunos, foi produzido um mundo inventivo, no qual um robô foi a peça fundamental. Ademais, participamos de seminários; publicação do Livro Híbrido denominado “Matemática com Robótica Vol. 01”; e da escrita de um artigo com o objetivo de compartilhar nossas experiências relacionadas a aprendizagem dos discentes. Com tudo e por estarmos vivenciando um período de pandemia, todo estágio foi realizado em modo remoto. Neste contexto, ocorreu via plataformas digitais como “WhatsApp, Zoom e Google Meet”.

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Publicado

2022-07-01