TC3 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INVENTIVA COM ROBÓTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Duarles Moreira Fernandes
  • Marcos Roberto da Silva
  • Gabriel Araújo Freitas
  • Dulcineia Freitas Garcia

Resumo

Este artigo relata todo o período de experiência durante o espaço-tempo do Programa Federal Residência Pedagógica – CAPES, no qual foi vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás - Campus Sudoeste, sede Quirinópolis, tivemos como base teórica as concepções da Educação Matemática Inventiva (SILVA & SOUZA JR. 2019) no materializamos “Propostas de Aprendizagem em Matemática com o uso da Robótica”, que foram produzidas e socializadas com os Residentes Pedagógicos (RP); alunos da escolas campo e professores preceptores, no âmbito do projeto de extensão “Matemática com Robótica”. A produção e análise dos dados ocorreu por meio do projeto de pesquisa intitulado: “EMIR: Educação Matemática Inventiva com Robótica”. Devido ao isolamento social, as propostas foram trabalhadas via ferramentas digitais (Google Meet, Youtube e WhatsApp). Tivemos como objetivo reforçar os conteúdos trabalhados anteriormente para assim provocarmos experiências de aprendizagem mais significativas, em meio, a invenção de problemas, buscando assim a melhoria no aprendizado. Esta proposta deslocou-se da ideia convencional de uma aula expositiva que se curva apenas à resolução de problemas incluídos no mundo preexistente. Neste contexto criamos alguns recursos didáticos com robótica e compartilhamos os mesmos com alunos da educação básica. Utilizamos a robótica como um dispositivo durante a produção de um cenário inventivo, também usamos nossos conhecimentos matemáticos na invenção problemas matemáticos relacionados ao conteúdo proposto, no qual estavam ligados a Geometria Plana/Espacial; Funções algébricas e a criação de gráficos.

Downloads

Publicado

2022-07-01