TC4 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INVENTIVA: GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL UTILIZANDO A ROBÓTICA
Resumo
O relato de experiência tem como objetivo apresentar como foi desenvolvido o trabalho da Residência Pedagógica (RP) nos módulos II e III, com a utilização da robótica na educação como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Desafiando e criando experiências diferentes das tradicionais para os discentes, a respeito do conteúdo explorado, sendo uma experiência ligada ao Programa Federal Residência Pedagógica - CAPES, desenvolvidos no projeto de extensão intitulado “Matemática com Robótica”, no qual é vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Sudoeste – Sede Quirinópolis. Para a realização desse projeto, utilizamos a robótica como um instrumento desafiador de aprendizagem, do conteúdo de Geometria Plana/Espacial com turmas da 2ª (segunda) série do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira, no município de Quirinópolis. Utilizamos como suporte teórico a Educação Matemática Inventiva (SILVA, 2020; SILVA & SOUZA JR. 2019, 2020a, 2020b), durante os encontros produzimos um cenário inventivo, com uma lona branca e objetos geométricos, para que o robô seguidor de linha percorresse um trajeto traçado, onde ele iria interagir com os objetos que seria o foco das problemáticas apresentadas aos discentes, assim foram produzidas propostas educacionais de matemática com base nas concepções de Educação Matemática Inventiva (EMI), sendo assim, torna-se possível elaborar uma nova maneira provocar a aprendizagem nos discentes relacionados aos conteúdos matemáticos.