TC5 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INVENTIVA: PRODUZINDO PROPOSTAS EDUCACIONAIS DE MATEMÁTICA
Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo descrever o que foi realizado no Programa Federal Residência Pedagógica – CAPES, e quais as experiências e resultados obtidos através das ações ocorridas nos módulos I, II e III. Toda essa experiência está ligada ao projeto de extensão “Matemática com Robótica” e projeto de pesquisa “EMIR: Educação Matemática Inventiva com Robótica”, onde ambos são ligados ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Sudoeste - Sede Quirinópolis. Utilizamos a robótica como uma forma de engajar os discentes ao ensino da matemática mais precisamente aos conceitos básicos de Geometria Plana e Espacial no Colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira, em turmas de 2ª (segunda) série do Ensino Médio, e o conteúdo de Trigonometria no Círculo Trigonométrico no Colégio Estadual de Tempo Integral Independência (CEPI), em turmas de 2ª (segunda) série do Ensino Médio. Em virtude da pandemia do Covid-19 todo o trabalho foi realizado de maneira remota, por meio de comunicação via Google Meet e WhatsApp. Durante os encontros foram produzidas Propostas Educacionais de Matemática através das concepções da Educação Matemática Inventiva (SILVA, 2020; SILVA & SOUZA Jr, 2019; 2020a, 2020b), no qual percebemos que a matemática e a robótica podem ser trabalhadas juntas, sendo assim conseguimos identificar que os discentes mostraram maior interesse pelo processo utilizado, por ser um método inovador e desafiador, isso nos mostrou uma maneira diferente de ensino e aprendizagem durante o compartilhamento de conteúdos matemáticos, fazendo com que os discentes se desafiassem e engajassem nas propostas de ensino.