TC6 ENSINAR MATEMÁTICA DE UMA FORMA DIFERENTE

Autores

  • Gustavo Henrique Alves
  • Marcos Roberto da Silva
  • Gabriel Araújo Freitas
  • Sinara Costa Pereira Silva

Resumo

Durante o Programa Federal Residência Pedagógica - CAPES, participei de eventos científicos, palestras, seminários e encontros. Decidimos fazer algo diferente para trabalhar as propostas do Residência Pedagógica (RP), e ensinar Matemática de uma forma inventiva. No desenvolvimento das atividades, trabalhamos em duas frentes distintas, ambas ligadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na primeira, elaboramos um projeto de intervenção pedagógica tendo a robótica como um dispositivo para o desenvolvimento das produções inventivas e das atividades propostas. A segunda foi realizada durante as fases de Orientação, Semirregência e Regência, onde participamos de eventos e acompanhamos o professor preceptor em suas aulas. O RP foi dividido em três módulos com duração de 414 (quatrocentos e quatorze) horas, sendo 138 (cento e trinta e oito) horas para cada módulo. Devido ao cenário que estamos vivenciando, nesse período de pandemia nossas atividades foram realizadas de modo remoto (online) e quando necessário presencial, sendo que foi obedecido todas as normas de segurança exigidas pela Secretaria de Saúde. Tendo como embasamento teórico a perspectiva da Educação Matemática Inventiva (SILVA, 2020; SILVA & SOUZA JR, 2019, 2020a, 2020b). A proposta de ensinar e aprender Matemática de uma maneira inventiva envolveu a utilização dos conhecimentos matemáticos em meio a problematização do mundo e a produção de ações e práticas de aprendizagem inventiva (KASTRUP, 2007a). Na elaboração das atividades de matemática, foi realizado a criação de um mundo inventivo (maquete), onde foi gravado um vídeo em que um robô percorreu um determinado trajeto. Os alunos assistiram o vídeo e depois respondiam algumas perguntas ligadas ao mesmo.

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Publicado

2022-07-01