RE02 DESLOCAMENTO ATIVO ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS BRASILEIRAS DE DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS
Palavras-chave:
Caminhada. Ciclismo. EscolaresResumo
O sedentarismo, em crianças e adolescentes, é considerado um problema de saúde pública devido à sua associação com a obesidade na infância e maior morbidade na idade adulta. A prática da atividade física está relacionada a diversas contribuições para saúde de crianças e adolescentes. Pensando na melhoria da saúde e qualidade de vida dessa população, diversas estratégias a nível mundial vêm sendo criadas afim de aumentar a prática da atividade física e reduzir os efeitos do sedentarismo. Uma delas que pode ser citada é o incentivo ao “deslocamento ativo” como forma de “atividade física”. O deslocamento ativo pode ser entendido como deslocamento para o trabalho ou escola por meio de bicicletas, a pé ou outro meio que promova o gasto de energia por parte do praticante. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi identificar a predominância do deslocamento ativo e mobilidade urbana, entre estudantes das escolas de diversas regiões do Brasil assim como as características dessa atividade. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica. Os resultados mostraram que diversos são os fatores que influenciam na prática do deslocamento ativo até a escola. Os meninos tendem a praticar mais o deslocamento ativo em comparação às meninas, também os que têm mais idade, menor renda e que relatam se sentirem seguros para a realização deste deslocamento. Conclui-se também que o deslocamento ativo para a escola, portanto, deve ser estimulado entre crianças e adolescentes, sendo as aulas de Educação Física uma oportunidade excelente para promover conhecimentos a respeito da temática, principalmente daquelas com o foco na educação para a saúde.