RE10 O ENSINO DE HISTÓRIA EM CAÇU – GO NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR

Autores

  • Hemilly R. L. de Lima
  • Marcos Vinicius Ribeiro

Palavras-chave:

Ensino de História, Ditadura, Educação

Resumo

O presente projeto de pesquisa traz a ideia de se estudar e compreender como era realizada a formação docente e o ensino de história no interior de Goiás, mais precisamente em Caçu, durante o período da Ditadura Militar ocorrida no Brasil (1964 – 1985). Se tratando de um assunto pouco debatido dentro da academia, e até mesmo dentro da própria sociedade, o governo militar foi um período que gerou, e gera ainda hoje, grandes debates, e por esse motivo deve ser ainda mais aprofundado, indo para além das capitais e grandes centros urbanos. Dessa forma, através de entrevistas com professores e alunos do período, juntamente com a fundamentação teórica será possível analisar adequadamente o ensino de história e a formação docente do período em questão. Fazendo-se necessário analisar minuciosamente os diferentes contextos nos quais o governo militar estava inserido, para que seja possível, ao menos tentar compreender os atos cometidos e suas consequências, tanto a curto, quanto a longo prazo, dentro da sociedade brasileira. Ao se fazer esse trabalho de pesquisa e comparar com a processo de educação atual, é possível perceber o óbvio, que a educação em especial na área de História, foi severamente prejudicada, de modo que alunos fossem privados de acessar alguns conteúdos e os professores de promover o senso crítico nesses estudantes, pois o interesse dos militares era propiciar uma educação escassa de criticidade, uma vez que ela era vista como perigosa. Dessa maneira, esse projeto de pesquisa busca compreender e interpretar as entrelinhas da educação goiana no período ditatorial, para que se possa comparar com a realidade e garantir que não se repita mais uma vez.

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Publicado

2023-02-18