RE13 PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Palavras-chave:
Mestrado. Ambiente. Sociedade. Multidisciplinaridade. PesquisaResumo
A vivência no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGAS) tem permitido uma análise sobre a multidisciplinaridade na formação continuada. Para uma prática educacional que agrega de fato ao ensino do discente, a inter-relação dos conhecimentos e participantes devem contribuir com a atratividade do processo educacional. O estudo multidisciplinar une diferentes áreas, somada a interdisciplinaridade que pressupõe a produção de conhecimento. A multidisciplinaridade contribui para instrumentalizar o entendimento da interdisciplinaridade na pesquisa, e consequentemente para a sua consolidação e destaque como área do conhecimento na Pós-Graduação. Na reflexão, os professores do programa são de grande valia, pois, são eles que irão intermediar e participar diretamente da construção dos conhecimentos com os discentes. O programa possui professores de diferentes áreas de formação, o que enriquece e contribui para diversas pesquisas que tratam das ciências ambientais correlacionadas com outras áreas do conhecimento. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, onde não houve interpretação numérica ou quantificação de fenômenos, mas sim o envolvimento de certa subjetividade, ou melhor, de conhecer o processo formativo do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade. À medida que os conhecimentos curriculares das disciplinas explicitam ações tradicionalmente fragmentadas, é possível identificar dentro dos planos de ensino das disciplinas que a interdisciplinaridade é recomendada. Objetiva-se realizar uma reflexão acerca da importância da multidisciplinaridade na formação acadêmica. No mais, a multidisciplinaridade não pode ser concebida apenas como uma necessidade de integrar as disciplinas e os conteúdos, deve agregar conhecimento para os discentes de áreas diversas que o levarão para sua pesquisa e carreira profissional.