RE14 ENTOMOLOGIA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REFLEXÃO

  • Eduardo G. P. Fox
Palavras-chave: Consciência ambiental; ecologia na educação; crise planetária; entomologia didática.

Resumo

A atual crise ambiental enseja uma série de fenômenos anômalos causados pelos efeitos da crescente interferência das atividades humanas no equilíbrio ecológico do planeta que podem, em teoria, culminar em um colapso irreversível da sociedade moderna. Um dos aspectos menos debatidos desta crise é o evidente desaparecimento da diversidade e abundância de insetos observado nas últimas décadas, estimado por especialistas de poder levar a uma crise de produtividade agronômica sem precedentes na História. A presente proposta busca incentivar a discussão no seio do Magistério sobre estratégias de como imprimir uma maior ênfase no estudo dos insetos, como uma ferramenta de ensino da Educação Ambiental, em especial para o Ensino Fundamental, tanto em sala de aula como em breves excursões ao ar livre. Insetos apresentam uma série de marcantes vantagens didáticas, como por exemplo em serem relativamente abundantes, impressionantes em comportamentos e na exuberância, e por serem do conhecimento rotineiro da maior parte dos alunos em qualquer sala de aula. Por meio de atividades simples em sala de aula, tarefas para casa, e saídas ao ar livre, pretende-se pensar em como introduzir e explorar com os alunos conceitos essenciais de História Natural que, ao mesmo tempo em que valorizam a percepção do papel ecológico e no cotidiano da diversidade de insetos, facilitem o amadurecimento de reflexões acerca de outros temas mais complexos a serem desenvolvidos no Ensino Médio. Dado que os invertebrados estão na base das relações ecológicas do planeta, não há Educação Ambiental plena sem introduzir conceitos de Entomologia.

Publicado
2023-02-18