TC03 DISCURSO, NEGACIONISMO E SIGNIFICAÇÃO: ANÁLISE DISCURSIVA DA HASHTAG #VACINANÃO NO TWITTER

Autores

  • Carlos Henrique Silva de Almeida
  • Anderson Braga do Carmo

Palavras-chave:

Discurso antivacina. Covid-19. Pós-verdade. Discurso Digital. Análise de Discurso Francesa.

Resumo

Considerando-se o contexto pandêmico instaurado pela Covid-19, temos observado que formações discursivas diversas têm sido mobilizadas nas redes sociais na tentativa de significar o processo de vacinação, sobretudo no Brasil, onde a doença matou mais de 680.000 pessoas até o momento. Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de compreender os efeitos de sentidos de enunciados que colocam em circulação um discurso antivacina na rede social Twitter, tendo como base o funcionamento da hashtag #vacinanão. Assim, por meio de um dispositivo de análise constituído por categorias e conceitos da Análise de Discurso Francesa de base materialista, buscamos entender as regularidades discursivas do referido discurso e identificar as formações discursivas que balizam o posicionamento de sujeitos contrários à vacina no ciberespaço. Nosso arquivo de pesquisa constituiu-se de postagens realizadas no Twitter entre fevereiro de 2021 e agosto de 2022, e que mobilizaram esta temática no universo digital. Para tanto, os pressupostos de Eni Orlandi (2020) e Cristiane Dias (2016) foram fundamentais para o estabelecimento do nosso gesto de leitura sobre o discurso antivacina, observando a circulação de práticas ideológicas negacionistas ou contrárias à ciência em uma era marcada fortemente pela pós-verdade. Nessa linha, verificamos que muitos sentidos colocados em circulação na rede social em tela são constituídos a partir de formações discursivas religiosas, político-ideológicas e preconceituosas, as quais buscam descredibilizar a ciência e a eficácia da vacina. Desse modo, ao articular a relação entre história, ideologia e linguagem, a nossa pesquisa buscou desvendar os efeitos de rumor que constituem simbolicamente estes enunciados e que atravessam as redes sociais espalhando desinformação, fake news e alienando os sujeitos em suas práticas sociais.

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Publicado

2023-02-18