TC07 FORMAÇÃO NA LICENCIATURA DE UM CURSO DE PEDAGOGIA PREPARA PARA A VIDA ESCOLAR?

Autores

  • Fabiola Cristina da Silva
  • Jannine Alves Costa
  • Lourenço Faria Costa

Palavras-chave:

: Educação infantil; Políticas públicas; Estrutura Escolar.

Resumo

Uma das preocupações quanto à formação acadêmica refere-se ao distanciamento entre a teoria estudada na Universidade. Neste contexto, a presente abordagem propôs avaliar aspectos que dizem respeito a um possível distanciamento Teoria vs. Prática, bem como identificar elementos que configurem iniquidades formativas do futuro profissional na área de pedagogia em formação. Para o alcance de tais objetivos, realizamos aplicação de questionários em três frentes de investigação: 1. Acadêmico (a) estagiário (a) no final do curso; 2. Professor / apoio já atuantes nas escolas (com experiência prévia) e que cursam pedagogia; e 3. Acadêmicos (as) que estão iniciando o curso de pedagogia. Participaram do estudo 33 acadêmicos (a) do curso de Pedagogia da UEG, Campus Sudoeste, Sede Quirinópolis: 23 (70%) alegaram que pretendem atuar na área depois de concluir a Universidade - 75% dos iniciantes e 65% concluintes; 21% alegou que não teve suas expectativas atendidas pelo curso. Ainda, a maioria não soube responder qual seria a importância do curso para si mesmos e para a sociedade. Por fim, dos 17 entrevistados que já estão dentro das instituições de ensino, 12 se sentem inseguros, precisa de um auxílio ou não se consideram preparados para adentrar em uma sala de aula. Os dados indicam distanciamento do curso com a prática e percepções que remetem a desalento. Tal configuração pode advir de uma série de fatores que configuram dificuldade do(a) acadêmico(a) em conciliar não apenas a teoria com a prática acadêmica, mas também os desafios inerentes ao perfil acadêmico: conciliar estudos com trabalho, por exemplo. Ainda, deve-se considerar a pandemia, no que diz respeito principalmente a aulas remotas. Acreditamos que o curso de pedagogia como um todo, juntamente com os(as) acadêmicos(as) em formação podem e devem trabalhar em conjunto para promover uma maior aproximação da formação acadêmica com a prática pedagógica. 

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Publicado

2023-02-18