TC08 INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA GOIÁS: ESTRUTURA ESCOLAR E QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Palavras-chave:
Educação Especial. Inclusão. Estrutura Escolar. Políticas Públicas. Educação Infantil.Resumo
De acordo com a legislação pertinente, a inclusão de crianças com deficiência na educação ainda é um processo que tem enfrentado obstáculos para a inserção das mesmas em instituições de ensino regular. Diante disso, a presente proposta tem como por objetivo vislumbrar e compreender possíveis razões que configuram dificuldade, em termos estruturais da escola e da formação profissional, para inclusão de crianças com deficiências. Para alcançar os objetivos propostos, a presente estudo utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário e entrevista para dois grupos, em uma escola pública: 1) administradores da escola: diretor (a) e coordenador (a) pedagógico (a), com o intuito de averiguar os desafios estruturais e pedagógicos em se praticar a legislação pertinente para inclusão de alunos com deficiência; 2) profissionais da área da pedagogia, com o objetivo de se investigar se há formação adequada pertinente para receber alunos com deficiência e averiguar situações práticas que os (as) profissionais possam ter vivenciado. De um modo geral, a gestora considera que a escola está apta e preparada para atender crianças com deficiência, e que as famílias dos alunos são participativas e contribuem para o crescimento do ensino. Já as professoras, apontam dificuldades em relação às famílias, inclusive na aceitação das crianças com deficiências. Para os familiares, relataram a falta de profissionais qualificados e de incentivo no âmbito de políticas públicas para auxiliar a inclusão. Portanto, o vislumbre de pontos de vista diferenciados demonstrou a importância do aprimoramento do diálogo entre indivíduos com de pontos de vista diferentes, pois que ocupam posições diferentes no âmbito escolar. Mas mesmo ocupando posições diferentes, todos (direção, professoras e família) se complementam no aprimoramento da inclusão de crianças com deficiência.