TC09 LITERATURA INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DAS CRIANÇAS
Palavras-chave:
Leitura. Educação. Gênero. Identidade. Igualdade.Resumo
No presente trabalho, procura-se ressaltar a imensa contribuição da literatura na formação da identidade das crianças. A leitura é uma forma magnífica de adquirir conhecimento. Não apenas isso, ela oferece oportunidades imensuráveis também como fonte diversão, prazer e estímulo. Este artigo busca exemplicar diversas formas de utilizar a literatura infantil de forma eficaz para impulsionar algumas mudanças de paradigmas e preconceitos que ler determinadas literaturas podem acarretar, se as usarmos de forma coordenada na educação infantil. Mudanças essas que são vitais e urgentes: a busca pela igualdade de gênero e a muito almejada igualdade racial. Toda criança carregará consigo uma história ou um personagem que a marcou, que lhe fez ver o mundo, o seu mundo, com outros olhos. Por isso, o artigo trata a literatura como um instrumento que deve ser empunhado pelo professor para cultivar nas gerações que estarão em suas mãos, valores que possam resultar na concretização de esperanças e em uma sociedade mais harmoniosa. O presente artigo foi escrito tende como base teórica alguns autores principais, como Nelly Coelho (2000), Guacira Louro (2000) Fabiana Peres (2012), Edwylson Marinheiro (2012), Simone Moura (2012).Portanto, o artigo enumera algumas leituras antirracistas, que inserem figuras negras em sua narrativa, desconstroem padrões e reorganizam o ‘lugar’ que ocupam na sociedade. Leituras feministas ensinam às crianças que elas possuem a capacidade e o poder de almejar e alcançar o que quiserem sem diferenciação. Leituras indígenas iniciam um processo de inserção de conhecimentos indígenas e de respeito aos nossos povos originários. A literatura, se bem selecionada e mediada, causa grandes revoluções.