TC10 TECNOLOGIAS NAS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: O QUE MOSTRAM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS PUBLICADAS NA ANPEd

Autores

  • Lucas da Costa Gonçalves
  • Cleibianne Rodrigues dos Santos
  • Maria Lúcia Alves Teixeira Silva

Palavras-chave:

Novo Coronavírus. TDCIs. Ensino remoto.

Resumo

A pandemia do Covid- 19 impactou o processo de ensino e aprendizagem em todo o globo. Estratégias de ensino remoto foram desenvolvidas e implementadas pelos docentes brasileiros com o objetivo de garantir o direito à educação previsto na Constituição Federal. As medidas de contenção do Novo Coronavírus incluiu o Regime de Aulas não Presenciais – REANP, que impulsionou o uso de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação – TDICs em todas as etapas da educação. Assim, este trabalho tem a intencionalidade de discorrer sobre o uso de tecnologias nas aulas remotas. Discussão esta que se deu a partir da análise de trabalhos publicados na Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) no ano de 2021, da 40ª reunião. Tem como objetivo identificar nas produções científicas publicadas na ANPEd, quais aplicativos e/ou redes sociais utilizados  pelos docentes durante a pandemia de Covid-19, para ministrarem aulas remotas utilizando tecnologias de informação e comunicação. Indagamos: quais aplicativos e/ou redes sociais foram utilizados pelos docentes para ministrarem aulas remotas no período pandêmico? Foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica em que foram analisados 73 trabalhos do tipo resumo expandido, dos quais 17 se adequaram aos filtros utilizados na ferramenta de pesquisa do site da 40ª reunião da ANPEd. Esta pesquisa mostrou que os trabalhos publicados na 40ª Reunião Nacional da ANPEd sobre o uso de tecnologias nas aulas remotas,  indica que os professores ministraram suas aulas no período pandêmico utilizando TDICs, e que os aplicativos mais utilizados foram: WhatsApp, Google Meet e Google Classroom, uma vez que eram mais acessíveis aos seus alunos.

Downloads

Publicado

2023-02-18