TC11 NEUROPEDAGOGIA E QUESTÕES DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Educação. Neuropedagogia. Questões de AprendizagemResumo
O objetivo desse projeto é realizar atendimento pedagógico e reforço escolar a crianças com dificuldades e problemas de aprendizagem em uma escola pública de Quirinópolis. Acredita-se que a relevância do presente projeto situa-se justamente no fato de que muitos são os erros diagnósticos que compreendem os três campos classificatórios mencionados, de modo que conhece-los melhor é uma forma pertinaz de entender os processos de ensino-aprendizagem como realizadores e professores e alunos. Trata-se de um trabalho feito no contra turno em uma escola do município de Quirinópolis que denote e requeira apoio psicopedagógico (reforço escolar) para alunos que apresentem problemas ou dificuldades de aprendizagem e possam assim melhorar seu desenvolvimento em sala de aula. Um olhar interdisciplinar parece essencial quando o assunto é inclusão, porém, vale ressaltar que esse olhar tem que ser coeso, coerente e conciso, de modo a não haver erro diagnóstico e de recomendações sobre a questão a ser tratada e acompanhada pela escola e pela família. A metodologia empregada será a de estudo participativo e de intervenção por meio de utilização de materiais didáticos, psicodidáticos, atividades físicas que melhorem as condições motoras e cognitivas, jogos cognitivos em tablets e atividades em piscina. Conforme se buscará evidenciar, problemas, dificuldades, transtornos e distúrbios de aprendizagem não são doenças irreversíveis, mas questões que merecem olhar acurado, especialidades escolares e profissionais de fato dedicados a tornar mais acessível os processos de ensino-aprendizagem, tornando ainda a escola um lugar de acolhimento e não de fracasso escolar. Espera-se com o projeto, melhorar as condições de aprendizagem de alunos que tais agravantes.