TC12 NUTROEDUCAÇÃO

Autores

  • Flávia Ribeiro Xavier
  • Gilson Xavier de Azevedo

Palavras-chave:

Educação alimentar. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Aprendizagem.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma pesquisa revisional sobre a questão da nutrição na educação escolar, considerando os aspectos da educação alimentar, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o papel da alimentação escolar em sua relação com o aprendizado e a superação de dificuldades de aprendizagem. Justifica-se esse estudo, pelo fato de que muitas das dificuldades que o Brasil enfrenta em relação às dificuldades de aprendizagem, advém da subnutrição ou desnutrição. Ao entrar em contato com a proposta de um projeto de pesquisa que vislumbrasse tal questão, achei pertinente adentrar nesse universo, já que me considero fruto de uma infância difícil do ponto de vista alimentar, assim como meu orientador. O problema central é considerar como a alimentação escolar contribui para a constituição de identidades escolares na superação de dificuldades de aprendizagem e de problemas provenientes da desnutrição infantil. A hipótese padrão é pensar em uma estreita relação entre alimentação e aprendizagem, perpendiculada pela alimentação escolar como ação superadora. A metodologia adotada é a de um estudo exploratório de caráter bibliográfico revisional. Espera-se por resultado ampliar o debate acadêmico, por meio da publicação e comunicações do tema, com a construção de um livro que subsidiará a formação de professores da UEG como um todo. Seja o debate, seja o livro, o resultado dessa pesquisa anteviu uma situação difícil do ponto de vista do que se convencionou chamar aqui de “má alimentação”. Seja pelo excesso de glúten e açúcar, seja pela desnutrição funcional pela qual crianças com condições alimentares boas, não se nutrem e isso reverbera diretamente em sala de aula.

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Publicado

2023-02-18