RE04 DIVERSIDADE DE ANFÍBIOS: AULA DEMONSTRATIVA COMO ATIVIDADE FACILITADORA

Autores

  • Andreia Maria De Jesus Borges Pereira
  • Thaiz da Silva Martins
  • Iago Silvino Rodrigues
  • Maria Eduarda da Silva
  • Helena Mesquita Gonçalves Caminotto
  • Rafaela Aparecida Gomes da Luz
  • Flávia Assumpção Santana
  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Metodologia de Ensino. Formação Inicial de Professores

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Inicial à Docência (PIBID) é um exemplo de programa que torna o processo de ensino mais atrativo e dinâmico, favorecendo a prática pedagógica na construção do conhecimento e levando os estudantes até as escolas antes dos estágios obrigatórios. O objetivo deste trabalho é apresentar uma das atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID de Ciências Biológicas, no Colégio Estadual Juscelino Kubitscheck (JK), em Quirinópolis-GO. Para o ensino sobre a biodiversidade de anfíbios, propôs-se que a metodologia de aula demonstrativa utilizando exemplares de anfíbios, fossem utilizados nas turmas dos segundos anos do Ensino Médio no JK. Para elucidar aos estudantes os objetos do conhecimento sobre anfíbios, planejamos as aulas demonstrando, nos exemplares, suas características específicas, como a permeabilidade da pele e o ciclo de vida em diferentes ecossistemas. Posteriormente, apresentamos as espécies pertencentes à ordem dos Anuros, Gymnophiona e Urodela, por meio da exibição de exemplares presentes no acervo da universidade. De forma geral, a aula teve um impacto positivo, e a dinâmica utilizada resultou na satisfação dos participantes, que relataram adquirir novos conhecimentos e ter uma melhor compreensão dos conteúdos vistos em sala de aula. A partir do desenvolvimento desta aula, tivemos a oportunidade de vivenciar um pouco mais sobre a rotina de um professor, como é planejar e executar uma aula, e interagir com os estudantes, mantendo-os engajados, despertando o interesse, respondendo a suas perguntas, explorando outras características importantes da dinâmica da sala de aula. Os resultados obtidos foram satisfatórios e percebemos que os estudantes também demonstraram mais entusiasmo durante a aula.

Downloads

Publicado

2023-12-26