RE06 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

  • Viviane Ferreira Machado
  • Joana Correa Goulart

Palavras-chave:

Pedagogia. Educação Infantil. Formação Docente.

Resumo

Este artigo trata da realização do estágio supervisionado na educação infantil. Tem como objetivo discutir a importância do estágio supervisionado na licenciatura, no curso de pedagogia, para a preparação de educadores de Educação Infantil, enfatizando a integração essencial entre teoria e prática. Visto que o Estágio Supervisionado tem por objetivo proporcionar ao discente de licenciatura a oportunidade de vivenciar os eventos do cotidiano escolar, tais como, participação em eventos culturais promovidos pela escola, atividades de planejamento dos professores, atividades didático-pedagógicas de cuidar e educar as crianças desenvolvidos com as crianças. Essas experiências têm os objetivos de preparar o futuro professor para colocar em prática aquilo que aprendeu na teoria na universidade. Este trabalho considerou as Diretrizes Curriculares Nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), para destacar a relevância de práticas inclusivas e equitativas no contexto educacional. Além disso, o estudo ressaltou a contação de histórias como uma metodologia de ensino aprendizagem importante para oferecer oportunidades de desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais nas crianças, necessárias para o bom desempenho nas atividades cognitivas futuras. Os resultados destacaram que o estágio proporciona uma compreensão prática das teorias pedagógicas e das necessidades individuais das crianças, promovendo um ambiente de aprendizagem sensível e centrado na criança. Percebemos que estágio na Educação Infantil desempenha um papel importante na formação de educadores comprometidos com o desenvolvimento integral das crianças e aprimoramento da qualidade da educação. O estágio em Educação Infantil deve ser visto como uma oportunidade valiosa para os acadêmicos em formação adquirirem experiências práticas significativas, compreendendo as complexidades do desenvolvimento infantil.

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Publicado

2023-12-26