RE07 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR

Autores

  • Michele Alves OlIveira
  • Joana Correa Goulart

Palavras-chave:

Estágio. Formação docente. Prática Pedagógica. Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho versa sobre o estágio supervisionado do curso de Pedagogia realizado na Educação Infantil. Tem o objetivo de discutir as ações desenvolvidas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) nas etapas de observação, semirregencia, regência e aplicação do projeto de intervenção pedagógica. A metodologia deste trabalho será um relato de experiência das atividades desenvolvidas no CMEI sob a orientação da professora de estágio supervisionado da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Sudoeste, Sede Quirinópolis, com o acompanhamento da professora da turma de crianças no CMEI. As atividades de observação, semirregencia, regência e projeto de intervenção pedagógica foram desenvolvidos no período de agosto a outubro de 2023. O estágio supervisionado é importante para o acadêmico visto que possibilita colocar em prática os conhecimentos aprendidos nas disciplinas teóricas na sala de aula. No estágio supervisionado é o momento de perceber a dimensão prática do ser professor, no caso dos cursos de licenciatura. Descrevo, neste trabalho, a minha percepção do ambiente escolar do CMEI e todo trabalho pedagógico desenvolvido pela professora, mas também, pela coordenação pedagógica do CMEI. Vivenciei práticas para conhecer o papel da professora, como ela auxilia, demostra, trabalha e como as crianças participam das atividades propostas em questões tanto pedagógicas quanto atividades lúdicas nos horários de descanso. Faço relatos, não somente, de elaboração e aplicação do projeto de intervenção pedagógica, mas também, das observações, semiregências e regências desenvolvidas por mim com a turma de crianças. Percebe-se que o trabalho na educação infantil é fonte de saber, fazendo a teoria ganhar a prática.

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Publicado

2023-12-26