RE08 EXPERIÊNCIA SOBRE COMPOSTAGEM NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • João Lucas Vieira Nunes
  • José Ricardo Gouveia Capanema
  • Flávia Assumpção Santana
  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Aula Prática. PIBID. Novo Ensino Médio. Trilhas de Aprofundamento.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona aos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da UEG, campus Sudoeste, sede em Quirinópolis, GO, a oportunidade de participarem das ações promovidas pelo Novo Ensino Médio, especificamente na Trilha de Ciências da Natureza. Essa experiência permite que os bolsistas estejam envolvidos no ambiente escolar, aprendendo a desenvolver suas habilidades como docentes antes mesmo de realizarem os estágios. Neste contexto, foi realizado um trabalho no Colégio Estadual Juscelino Kubitscheck (JK), escola parceira do programa. A atividade consistiu em uma pesquisa-ação, utilizando o método de aula prática sobre compostagem, conforme proposto pela Trilha de Aprofundamento. O professor providenciou os barris para a composteira, e os estudantes ficaram responsáveis por fazer relatórios das visitas realizadas, além de fornecer matéria orgânica para alimentar as minhocas através da decomposição dos alimentos. A análise dos relatórios indicou que, de maneira geral, os estudantes compreenderam completamente a prática, o que pode ser atribuído à sua participação desde o início, na montagem da composteira e na alimentação das minhocas. A aula despertou curiosidade, aprendizado e investigação, enriquecendo o ambiente escolar, além de contribuir para o estudo da Ecologia e, mais especificamente, dos decompositores. Ao final do trabalho, fica evidente a relevância de práticas como essa durante a formação inicial dos futuros docentes. Elas inspiram o aprendizado e fortalecem a continuidade de outras experiências que devem ser realizadas ao longo de toda a carreira profissional.

Downloads

Publicado

2023-12-26