RE11 GINCANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA E LÚDICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Andreia Maria de Jesus Borges Pereira
  • Reile Ferreira Rossi

Palavras-chave:

Educação. Jogos. Interação. Ensino e aprendizagem. Regência.

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem exige dos profissionais da educação o uso de metodologias diversificadas para tornar o ambiente escolar prazeroso e agradável estimulando a permanência dos estudantes na escola. A gincana é uma ferramenta pedagógica muito importante, pois possui regras, disciplina e demanda trabalho em equipe. Essas condutas são essenciais para o convívio social e corroboram com a formação dos estudantes do ensino fundamental. O presente trabalho tem como objetivo proporcionar momentos de interação e verificar a importância da inclusão dos jogos no ensino de Ciências da Natureza. Após ministrar o conteúdo sobre mudanças nos ecossistemas, realizamos uma gincana de perguntas e respostas com os estudantes do 7º ano de um Colégio da rede estadual de ensino, localizado em Quirinópolis, Goiás. A gincana contou com a participação de 32 estudantes divididos em 2 grupos, um total de 25 perguntas sobre “poluição” foram aplicadas. Cada rodada de perguntas teve a participação de dois estudantes, um de cada grupo, que após a ordem de comando deveriam pegar rapidamente uma borracha, aquele que pegasse primeiro teria o direito de escolher uma das perguntas, as respostas erradas configuraram o passar da vez, respostas certas contavam com uma premiação simbólica. Cabe ressaltar que as gincanas estudantis são recursos que, quando bem elaborado e realizado em espaços restritos à sala de aula, pode contribuir de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem. Podemos concluir que a aprendizagem se torna mais significativa quando é prazerosa, assim os jogos são fundamentais para a socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2023-12-26