RE15 MONITORIA DE HISTÓRIA ANTIGA: NOVOS DESAFIOS PARA UM ANTIGA DISCIPLINA

Autores

  • Luana Aparecida Silva Rodrigues
  • Victor Passuello

Palavras-chave:

Monitoria. História Antiga I e II. Monitoria. Memória coletiva e História Científica.

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência da monitoria de História Antiga I e II ocorrida em 2023, cujo objetivo foi o ensino e aprendizagem dos conteúdos de História Antiga I e II para os estudantes “calouros”. Como monitora e estudante fui capaz de trabalhar esses conteúdos através da minha experiência como estudante que ajudou a estimular os estudantes a entenderem os conteúdos e os propósitos das disciplinas de História Antiga I e II, bem como mostrar e estimulá-los a superarem as suas dificuldades. Muitos estudantes responderam positivamente aos questionários que foi aplicado em sala de aula sobre o conteúdo de História Antiga I. Também aprendi muito com o professor tutor sobre como devo lecionar e como devo trabalhar o conteúdo. A principal dificuldade que os estudantes das disciplinas de História Antiga I e II tiveram foi sobre como pensar essas disciplinas de um modo histórico estrutural sem ficar preso a questão conteudista. Foram trabalhados os conteúdos de Pré-História, História Antiga Oriental, Grécia Antiga e Roma com atividades práticas que enfatizaram a importância dos conteúdos chaves da história política antiga tais como: Democracia, Tirania e Oligarquia. Foram realizados também, plantão de dúvidas que auxiliaram os estudantes calouros a tirarem suas dúvidas com o estudante monitor. O fato do monitor ser uma estudante também auxiliou o processo de ensino e aprendizagem, pois os estudantes calouros enxergaram o estudante monitor como estando na mesma situação do que eles (FRISON, 2016). Em termos teóricos foi discutido e ensinado na aula de reforço como a memória coletiva influencia a história científica da Antiguidade Oriental e Clássica.

Downloads

Publicado

2023-12-26