RE17 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

  • Iracema Zuliani de Moraes
  • Andreia Cristina da Silva

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Prática Educativa

Resumo

Este resumo insere-se na categoria relato de experiências e, descreve, de forma breve, o contexto do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis cujas etapas envolveram atividades de observação, semirregência e regência. O Estágio Supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de formação de professores que estabelece um diálogo entre a teoria aprendida na universidade e a prática vivenciada na escola-campo de estágio. Sendo indispensável nos cursos de Licenciatura. É nesta fase que o graduando poderá analisar se a escolha pela profissão corresponde com suas expectativas. O Estágio foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Marconzinho no período entre agosto a outubro de 2023. O desenvolvimento do Estágio demandou a análise de  documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás (DC-GO) com o intuito de orientar a elaboração dos planos de aula e o projeto didático pedagógico. A Base prescreve como eixos estruturantes da Educação Infantil as interações e a brincadeira concebendo-os como elementos imprescindíveis para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Além disso, a contação de histórias integrou as atividades de Estágio com a elaboração e execução do Projeto de Intervenção Pedagógica. As instituições de Educação Infantil devem oferecer ambientes acolhedores para a prática educativa, isso faz com que as crianças aprendam brincando e possam criar laços afetivos com os professores, pois esta é a primeira instituição que a criança tem contato longe dos laços familiares e isso contribui bastante para com o processo de socialização e inclusão na sociedade. O estágio revelou-se um rico espaço de reflexões e descobertas, em que teoria e prática constituem-se instrumentos inseparáveis e indispensáveis à prática docente.

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Publicado

2023-12-26