RE18 O IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIOEMOCIONAL E MOTOR DAS CRIANÇAS

Autores

  • Josileide dos Santos Lima
  • Andreia Cristina da Silva

Palavras-chave:

Educação Infantil. Aprendizagem. Brincadeiras. Estágio.

Resumo

Este relato de experiência é resultado da prática pedagógica vivenciada no Estágio — o qual foi desenvolvido no 6º semestre do curso de Pedagogia da UEG, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis, turma de 2021—, sendo requisito da matriz curricular do curso, o Estágio é obrigatório na etapa da Educação Infantil na creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 a 5 anos). O Estágio foi realizado no CMEI Hetiell Claudino, na cidade de Quirinópolis. Essa trajetória se deu pela Observação, Semirregência e Regência, tendo como objetivo estudar, analisar e compreender as práticas pedagógicas e como as crianças aprendem nas interações e brincadeira, conhecendo os campos de atuação, o planejamento de atividades, as habilidades propostas na BNCC e DC-GO, além da importância do Estágio para a formação acadêmica e profissional dos estudantes, como também observar o impacto das estratégias pedagógicas no desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor das crianças. Para entender como as teorias e conceitos do brincar no processo de aprendizagem contribuem para o desenvolvimento integral da criança fez-se o registro das ações pedagógicas realizadas no período por meio de observações participantes, da elaboração de plano de trabalho, da preparação pedagógica para as intervenções didáticas junto às crianças . Mediante as observações participantes foi desenvolvido um diagnóstico sobre a realidade e cotidiano infantil e do trabalho pedagógico docente, tendo como situação de observação, a interação das crianças com os jogos, brincadeiras e a contação de histórias. Por meio da execução de propostas de atividades lúdicas objetiva-se descrever como a criança recebe os estímulos pedagógicos e de que modo esses estímulos contribuem para o seu desenvolvimento integral.

 

Downloads

Publicado

2023-12-26