RE19 O USO DE MODELO DIDÁTICO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR ELABORADO PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Nivaldo Marcelo da Cruz Rezende
  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Aula demonstrativa. Aprendizagem Significativa

Resumo

O uso de modelos didáticos para o ensino de Biologia representa uma das inúmeras ferramentas educacionais importantes para o melhor aprendizado. Diante disso, é necessário responder ao seguinte questionamento: será que o uso de modelos didáticos melhora a aprendizagem escolar?  A hipótese aqui levantada é de que, metodologias variadas podem favorecer a aprendizagem dos estudantes, logo, o uso de aulas demonstrativas pode facilitar a curiosidade e, como consequência, a aprendizagem escolar. Um dos nossos objetivos foi verificar a eficácia do uso de modelo didático em biscuit criado para o aprendizado de anatomia humana no ensino médio. Esta é uma pesquisa-ação, na qual o pesquisador faz parte dela e intervém na aula, buscando melhorar a aprendizagem dos estudantes. Logo, primeiro foi elaborado um modelo didático do coração em biscuit, que foi utilizado em sala. Esta atividade ocorreu em dois momentos, no primeiro momento o professor mostrou aos estudantes o modelo e explicou cada função do sistema cardiovascular e suas representações em apenas uma das turmas e, no segundo momento da aula os estudantes foram separados em grupos, para visualizarem o modelo didático em funcionamento e realizar a mesma atividade da aula anterior. Depois os estudantes foram avaliados com um questionário, contendo 6 questões objetivas e dissertativas, para verificarmos se houve melhorias na aprendizagem. Como resultado nossa pesquisa sugere que o uso desses modelos didáticos em biscuit pode ser uma abordagem valiosa no ensino do sistema cardiovascular no Ensino Médio, essa abordagem pode tornar a aprendizagem mais envolvente e profunda para os alunos.

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Publicado

2023-12-26