TC01 A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO RIBEIRO

Autores

  • Nathalia Ribeiro Ramos
  • Vonedirce Maria dos Santos

Palavras-chave:

Educação (em Tempo) integral. Marcio Ribeiro. Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem como tema “A Escola de Tempo Integral na Educação Básica: um estudo de caso sobre a Escola Municipal Márcio Ribeiro”. O objetivo desse trabalho foi analisar as experiências de educação (em tempo) integral de acordo com a realidade e o cenário apresentado na Escola. Cumprindo a meta 6 do Plano Nacional de Educação, o poder público municipal de Quirinópolis, Goiás implantou em 2022, o sistema de regime integral, na Escola Municipal Marcio Ribeiro seguindo os princípios éticos, políticos, estéticos e culturais, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, e as Competências propostas pela BNCC. O Método utilizado nessa pesquisa foi o dialético de cunho qualitativo. Para tanto, a pesquisa utilizou-se de um estudo bibliográfico e de um estudo de caso. Contou com o levantamento e a coleta de dados documentais (Projeto Político Pedagógico - PPP, Matriz Curricular do Ensino Fundamental-Anos Iniciais). Foi realizado também a aplicação de entrevistas com profissionais da escola campo segundo as suas narrativas e coleta de opiniões a respeito de como está sendo a adaptação da escola em tempo integral junto à comunidade e quais as principais dificuldades encontradas. Os resultados nos permitiram uma reflexão sobre a educação (em tempo) integral, numa instituição municipal, onde foi constatado que, considerando a importância desta formação e o papel que a escola exerce, a comunidade Marcio Ribeiro acolheu de forma positiva a implantação de Escola de Tempo Integral, buscando inovar e acompanhar as novas demandas educacionais, bem como, primando por assegurar uma educação de qualidade, igualitária e humana.

 

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Publicado

2023-12-26