TC03 A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO DOCENTE E DOS JOGOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO EM AULAS DE HISTÓRIA

Autores

  • Maria Fernanda Martins da Silva
  • Maria Izabel Malaquias Luciano
  • Ordália Cristina Gonçalves Araújo

Palavras-chave:

Experiências. Ensino de História. Formação.

Resumo

Apresentamos, por meio deste relato, as experiências que obtivemos durante todo 3° bimestre de aulas em um colégio de rede estadual de ensino, nas aulas de regência ministradas nas séries de 1° e 2° séries dos anos finais do ensino médio a partir do trabalho com os jogos didáticos dentro do ensino de História. A escolha desse tema veio ao lidar com a realidade da escola, que nos surpreendeu perante o que nós esperávamos e que ainda não havia sido vivenciado. Foram usados textos de 2 livros importantíssimos para toda a nossa construção e fundamentação teórica.  O primeiro foi “Jogos e ensino de História” dos autores Marcelo Paniz Giacomoni e Nilton Mullet Pereira (2018) e o segundo foi “Didática e prática de ensino de História” da autora Selva Guimarães (2023). Ambos os textos trabalham de diferentes maneiras como os jogos didáticos e o ensino de História podem andar juntos na construção de uma aprendizagem significativa. Selva Guimarães cita em seu texto sobre a dificuldade que a escola enfrenta perante as mudanças sociais que implicam no desenvolvimento do ensino. É muito interessante pensarmos que o trabalho da escola é árduo e muito cansativo. Esse papel, quando desenvolvido de acordo com a realidade encontrada naquele meio, passa a ser ainda mais desafiador. Tivemos um desafio muito grande em entender qual é o papel do professor dentro da prática pedagógica e concluímos que hoje o professor, além de ter um papel importantíssimo na formação intelectual, também necessita de uma formação contínua para participação na construção social da vida escolar. 

Downloads

Publicado

2023-12-26