TC04 A MORTE EM CENA: ANÁLISE DISCURSIVA DA METÁFORA NA SÉRIE DICKINSON

Autores

  • Ana Júlia Oliveira Vilela
  • Anderson Braga do Carmo

Palavras-chave:

Emily Dickinson. Série. Morte. Metáfora. Análise de Discurso.

Resumo

A morte, em muitos contextos literários e cinematográficos, é tratada como algo obscuro, amedrontador e indigno de desejo, entretanto, no seriado Dickinson, da plataforma de streaming Apple TV+, a protagonista Emily Dickinson tem a morte como uma amiga de longa data, e que a visita com a capacidade de poder cessar suas angústias e inquietações. Visto isso, objetivamos compreender os efeitos de sentido que estabelecem um imaginário específico para a morte, a qual compreendemos a partir do conceito de metáfora discursiva proposto por Pêcheux (2009), e elucidado por Joanilho (2005). Para tanto, efetivamos nossa análise a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Francesa de base materialista, dos quais destacamos os estudos de Orlandi (1984, 2008 e 2010) para a composição do nosso dispositivo de interpretação. A partir das categorias e conceitos da AD, buscamos entender a posição sujeito da protagonista enquanto mulher e escritora no século XIX, assim como seu lugar social enquanto filha, amiga e amante, e como esses lugares sociais influenciam em sua produção poética e nos conteúdos de seus escritos, os quais dialogam muitas vezes com a morte. Dessa forma, ensejamos apresentar as condições de produção que interpelam os sujeitos da trama, os objetos simbólicos presentes no discurso e o funcionamento discursivo da metáfora. Assim, compreender como a história, a ideologia e a linguagem se relacionam foi fundamental para elucidar como os efeitos de sentidos sobre a morte constituem-se em nossa materialidade de análise, proveniente do universo televisivo e literário.

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Publicado

2023-12-26