TC07 A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO MÉDIO E A GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DO PERFIL E DA DISCIPLINA EM SALA DE AULA

Autores

  • Cristina Maria da Costa Carvalho
  • Alessandra de Souza Gouveia

Palavras-chave:

Geografia. Ensino Médio. Aprendizado. Educação. Oportunidade

Resumo

A pesquisa visou abordar questões relacionadas à disciplina de Geografia no Ensino Médio, por meio da análise dos próprios alunos, do Colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira, de Quirinópolis, cidade do Sudoeste de Goiás. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos alunos quanto ao ensino de Geografia no Ensino Médio, a importância da disciplina e dessa etapa escolar em suas vidas. Fez-se também uma análise do perfil dos alunos do Ensino Médio, em uma perspectiva de entender o público de alunado do colégio. Para a realização do estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental. Foi utilizado também a documentação direta, com a execução do trabalho de campo. Nessa fase, entrou-se em contato com os alunos para a aplicação do questionário e colhida de informações. Entende-se que a disciplina de Geografia contribui para o aprendizado escolar dos alunos e para sua vida externa também, pois ao apresentar os conhecimentos gerais, sobre o mundo e uma análise crítica de muitos problemas eminentes na sociedade, contribui para a formação de um cidadão consciente. Portanto, a discussão sobre o ensino de Geografia deve ser fomentada, pois a partir dessas reflexões e análises pode-se propor novas conjunturas para o processo de ensino e aprendizagem. Vale destacar ainda que a educação, de modo geral, é uma oportunidade de crescimento intelectual e socioeconômico para muitos alunos, uma vez que muitos de seus familiares não tiveram tais oportunidades, o que os deixam em situação de vulnerabilidade empregatícia no mercado de trabalho. Sendo assim, muitos alunos enxergam as oportunidades que lhes são ofertadas no ensino médio e se dedicam, vislumbrando chegar ao ensino superior.

Downloads

Publicado

2023-12-26