TC13 DESVENDANDO A FLORA DO JARDIM BOTÂNICO UEG – QUIRINÓPOLIS, GO: UTILIZAÇÃO DE QR CODES NA IDENTIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Thaís A. Silva
  • Deivid Souza
  • José Silonardo P. Oliveira
  • Rafael F. Almeida
  • Isa Lucia de Morais

Palavras-chave:

cerrado. tecnologia. meio ambiente.

Resumo

O espaço do Jardim Botânico da Universidade Estadual de Goiás - Campus Sudoeste, localizado em Quirinópolis, Goiás, torna-se um refúgio, em meio as mudanças na configuração da paisagem urbana, gerando um espaço contendo uma área verde urbana, fornecendo manutenção do microclima urbano e da qualidade de vida dos citadinos. O JB realiza visitas monitoradas, promovendo a educação, conservação e valorização da biodiversidade do Cerrado. Para melhorar a identificação das espécies no JB, foi implementado o uso de QR Codes, fornecendo informações sobre as plantas de maneira prática e acessível via smartphones. Foram cadastradas 8 espécies de uma Trilha educativa já existente no JB intitulada Trilha ipê branco, os indivíduos distribuídos em 4 famílias, Anacardeaceae, Bignoniaceae, Combretaceae, Fabaceae. Inseridos QR Codes associado a cada árvore específica fornecendo, os dados taxonômicos, bioma de ocorrência e principais usos, medicinal, comercial ou alimentar. Os QR Codes foram gerados a partir de pesquisa bibliográfica, usando sites como Reflora 2020 e IUNC para verificar nomenclatura e grau de ameaça. Essa abordagem facilitou o acesso às informações, enriquecendo a experiência dos visitantes e apoiando a educação ambiental no local. A identificação digital via QR Codes promoveu a interação no aprendizado ambiental, contribuindo para a percepção, diversidade e preservação. Tal iniciativa pode ser expandida para mais árvores no JB, beneficiando futuras pesquisas científicas na área. No total, aproximadamente 1.945 indivíduos tiveram a oportunidade de conhecer a diversidade da flora. A iniciativa não só fortaleceu a conexão entre a universidade e a comunidade local, mas também promoveu a divulgação do conhecimento sobre o bioma Cerrado de maneira acessível e envolvente, contribuindo para despertar o interesse. A utilização dos QR Codes enriqueceu o aprendizado, estabeleceu as bases para contribuições à educação ambiental continuada realizada através das visitas monitoradas ao JB, para a pesquisa e a preservação ambiental na região.

 

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Publicado

2023-12-26