TC14 DEU A LOUCA NO ENEM - REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE REDAÇÃO

Autores

  • Andressa Cristina Corrêa da Silva
  • Carolina Santos Melo de Andrade
  • Lais Francisca da Silva
  • Simone Maria Zanotto
  • Vanessa Pereira dos Santos

Palavras-chave:

Docência; Programa Residência Pedagógica; Ensino de Língua Portuguesa; Sociointeracionismo discursivo.

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência vivenciado pela equipe de Letras/Português do programa Residência Pedagógica. As ações foram desenvolvidas em um colégio da rede pública de ensino da cidade de Quirinópolis- Goiás. O programa oportunizou as residentes integrarem as atividades projetadas pelo projeto às ações do Estágio supervisionado de Língua Portuguesa do curso de Letras, permitindo a relação teoria-prática, com estímulo para uma avaliação contínua e formativa. As ações voltaram-se para uma observação participativa da realidade escolar e regência em sala de aula, remetendo os estudantes do curso superior a constantes pesquisas e reflexões, tornando responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem. Durante o período de observação e regência, os residentes permearam todos os espaços de aprendizagem na escola campo, possibilitando o conhecimento, a análise e a reflexões do trabalho docente das 1°, 2°, 3° série do Ensino Médio. O programa dinamizou a formação dos residentes na relação teoria-prática. Na prática, buscou-se a relação da proposta curricular da escola com a BNCC e o seu projeto político pedagógico. Uma das ações do programa foi a participação e a ministração de aulas na disciplina eletiva: “Deu a louca no Enem, durante duas aulas semanais. Nesse componente curricular, com foco em redação, por intermédio de temas inusitados, buscou-se ampliar os conhecimentos dos alunos em relação à escrita em uma perspectiva crítica e discursiva. A perspectiva didático pedagógica que deu luz às ações no processo ensino-aprendizagem foi de linha interacionista sociodiscursiva e dialógica de base bakhtiniana, além da conduta pedagógica de base freiriana, que vê o processo formativo escolar como expansão da formação humana, articulados. A proposta permitiu uma troca de experiência e de aprendizado tanto entre os residentes, professores em formação, quanto entre os discentes da Educação Básica.

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Publicado

2023-12-26