TC22 LÍNGUA, ESCRITA E AUTORIA: A ABORDAGEM DO GÊNERO DISCURSIVO CONTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Dalila Caldeira Ribeiro
  • Josué Ferreira da Silva
  • Midian de Jesus Barreto
  • Anderson Braga do Carmo

Palavras-chave:

Formação docente. Gênero conto. Análise linguística. Escrita. Linguística aplicada.

Resumo

O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) tem como finalidade fomentar a iniciação à docência e se desenvolve na cidade de Quirinópolis, em Goiás, desde junho de 2023. O programa é constituído por quinze bolsistas, duas professoras supervisoras e um coordenador de subárea, que realizam semanalmente práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa com os alunos de dois nonos anos do Ensino Fundamental. Visto isso, apresentaremos uma reflexão sobre a aplicação de uma sequência didática envolvendo o gênero discursivo conto. Então, iniciamos o projeto de intervenção discutindo os elementos constitutivos de uma narrativa, para então apresentar a construção composicional do gênero discursivo em tela e propor um trabalho de produção escrita com os discentes. Para tanto, foram mobilizadas as reflexões de Bakhtin (2011), Gancho (1991), Gotlib (1990), Moita Lopes (2006) e Gallo (1992) para o desenvolvimento tanto das intervenções didático-metodológicas, quanto para a constituição da nossa análise sobre a abordagem em sala de aula, que visava a assunção da autoria na produção escrita dos discentes. A partir do trabalho realizado, apreendemos que, por um lado, os alunos assimilaram os conteúdos trabalhados e os aplicaram em suas produções de texto, sendo exitosos no que se refere à construção composicional do gênero; por outro, identificamos equívocos de linguagem condicionados pela oralidade, o que comprometeu a coesão textual e as exigências impostas pela modalidade escrita da língua. Contudo, o trabalho de reescrita contribuiu para que estes estudantes pudessem retificar os aspectos necessários e constituírem-se como autores ao final da nossa intervenção. De forma geral, entendemos que o Pibid tem promovido, a partir da sua aplicação no ensino básico, impacto e transformação social, constituindo-se como um espaço que articula o ensino com a pesquisa, promovendo educação com qualidade e trazendo contribuições tanto para a escola quanto para a universidade.

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Publicado

2023-12-26