TC25 LINGUAGEM, EXTENSÃO E ACESSO AO CONHECIMENTO: O INFORMAQUI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INTERAÇÃO DIALÓGICA

Autores

  • Anderson Braga do Carmo
  • Victória Maria Lira Rocha
  • Lígia Eduarda Martins Carvalho
  • Ana Júlia Oliveira Vilela

Palavras-chave:

: Informativo. Divulgação científica. Sociedade. Extensão. Letramento

Resumo

O InformaQUI é um periódico da Universidade Estadual de Goiás que objetiva estabelecer um diálogo entre a universidade e a sociedade externa, por meio da divulgação de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela academia, e considerando-se a falta de acesso público às atividades desenvolvidas na UEG, como cursos, eventos, projetos e várias outras iniciativas. Realizado no âmbito do curso de Letras Português – Inglês, o informativo proporciona uma formação profissional abrangente, uma vez que o engajamento acadêmico promovido estabelece para os alunos uma experiência formativa na área de Comunicação Social, abrindo um leque de possibilidades para além da carreira docente, possibilitando uma futura atuação profissional enquanto editor, revisor ou jornalista. Um dos focos principais deste projeto de extensão é a interdisciplinaridade dos conteúdos e das áreas de saber que são retratadas, abarcando diferentes temáticas e propiciando à comunidade informações completas, com fontes seguras e de forma acessível, democrática e dinâmica. Dentro de uma proposta dialógica (BAKHTIN, 2011) e sociointeracionista de linguagem, o periódico mobiliza gêneros jornalísticos diversos, como notícia, entrevista, reportagem, artigo de opinião e editorial para a produção dos números do jornal. Sua divulgação é realizada em ambiente digital e é notório o quanto a iniciativa tem contribuído com a popularização da ciência e o acesso à informação correta e de qualidade sobre temáticas atuais, promovendo a democratização da informação a partir de notícias que podem ser lidas no próprio computador, celular ou tablet. Visto isso, entendemos que o InformaQUI promove um trabalho de instrumentação dos diversos saberes, dando voz a quem pesquisa e ensina, e acolhendo as necessidades de quem deseja ser transformado pelo conhecimento. Portanto, a transformação social acontece, na medida em que a diversidade de demandas é atendida, contribuindo com a mudança regional e o desenvolvimento social dos sujeitos, sejam eles autores, pesquisadores ou leitores.

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Publicado

2023-12-26