TC26 MATEMÁTICA COM ROBÓTICA: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Educação Matemática Inventiva. Formação inventiva. Aprendizagem inventiva. Interação Virtual. Residência PedagógicaResumo
Este trabalho é efeito de ações e práticas desenvolvidas em âmbito escolar durante o compartilhamento de uma “Proposta de Aprendizagem em Matemática com Robótica” composta por atividades impressas e um vídeo de interação virtual. Tivemos como objetivos estimular a aprendizagem em Matemática dos estudantes da educação básica por meio da robótica, experienciar uma formação de professores alinhada ao uso de novas tecnologias e contribuir com o desenvolvimento profissional na área educacional. Com relação aos materiais e métodos de pesquisa, nossas ações tiveram início com a utilização de atividades impressas, com as quais os estudantes acessaram um vídeo, por meio da leitura de um QR Code durante a utilização de seus aparelhos celulares. Durante a exploração dos vídeos os estudantes coletaram dados que foram utilizados para resolverem alguns problemas de Matemática relacionados a conceitos elementares, como por exemplo, raio, diâmetro, perímetro e medidas de área (quadriláteros, triângulos e círculos) e ainda de figuras espaciais e suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones). Nossas experiências ocorreram em duas instituições da rede pública de ensino da cidade de Quirinópolis, Goiás, em 2022 e 2023, nossas ações foram supervisionadas pelas preceptoras das unidades escolares e pelo docente orientador do Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG – Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis – Goiás. Como resultado obtivemos o aumento no interesse e aprendizado dos estudantes. Ressaltamos que nossa pesquisa se encontra em andamento e que estamos em fase de produção e aprimoramento de novas propostas de aprendizagem durante o projeto de extensão “Matemática com Robótica: interface entre UEG e Educação Básica”.